terça-feira, 20 de março de 2012

Responsabilidade no Ministério Infantil


“Trabalhar com crianças exige um preparo mais que especial, mas será que as pessoas escolhidas para este cargo estão preparadas para lidar com os desafios? “
Para muitos o ministério infantil precisa urgentemente de socorro.
          “A dificuldade para encontrar pessoas dispostas para assumir lideranças. E ainda mais difícil é encontrar outros que integrem uma equipe e busquem realizar de forma agradável este trabalho.”
            “De fato, estar à frente de um ministério infantil não é tarefa das mais fáceis. O trabalho exige uma paciência maior e boa capacidade de promover dinâmicas entre os pequenos, mas sem deixar de lado o ensino da Bíblia. Podemos dizer até que a responsabilidade sobre líderes infantis é ainda maior, já que as crianças não possuem discernimento do que é certo ou errado, cabendo esta parte aos adultos na hora do ensino.”
             Tenho para mim que a Escola Bíblica Dominical (EBD) é o que da base a todos, seja adulto, seja criança. E por certo muitas crianças se convertem na EBD. Mas o que não pode acontecer é dos lideres acharem que EBD é para brincar de escolhinha. “A primeira preocupação deve ser a espiritual, porque esse líder não está brincando de escolhinha ou simplesmente distraindo as crianças durante o culto para que os pais fiquem tranquilos. O líder tem de ter responsabilidades com o grupo para o qual ele ministra e com Deus, porque ele tem um rebanho para apascentar. O líder precisa entender que ele foi chamado para esse ministério e como tal precisa agir com responsabilidade: moral, social, intelectual e espiritual.”

Creditos: Os trechos em destaques foram tirados do Jornal Voz Wesleyana, Ano XLIV, fevereiro 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário